quinta-feira, 15 de abril de 2010

Amon Goeth (A Lista de Schindler)


Today is history. Today will be remembered. Years from now the young will ask with wonder about this day. Today is history and you are part of it. Six hundred years ago when elsewhere they were footing the blame for the Black Death, Casimir the Great - so called - told the Jews they could come to Krakow. They came. They trundled their belongings into the city. They settled. They took hold. They prospered in business, science, education, the arts. With nothing they came and with nothing they flourished. For six centuries there has been a Jewish Krakow. By this evening those six centuries will be a rumor. They never happened. Today is history. - Amon Goeth

Amon Goeth é o personagem mais curioso da carreira de Fiennes, sem sombra de dúvidas. Psicopata, sádico, cruel e acima de tudo, cínico, Amon Goeth entrou para a história do cinema como o nazista mais conhecido dos filmes. Na vida real, Amon Göth (assim escrito) era ainda mais cruel. O que fez Fiennes para conseguir incorporar tão bem o assassino nazista?

Spieberg encontrou em Fiennes um olhar maligno, frio e ao mesmo tempo sexy, assim que ele assistiu A Dangerous Man - Lawrence After Arabia e O Morro dos Ventos Uivantes. Ele disse que aquele ator deveria ser Amon Goeth em seu filme. Depois, Fiennes teve que engordar muito para incorporar por completo o nazista.

Falando um pouco sobre o personagem em si, Amon Goeth é um homem "manipulável". Apesar de acreditar que ele tinha poder total em cima daqueles judeus em seu campo, Goeth se deixa levar muito pelas idéias de Schindler. Ele é curioso e, apesar de muita gente não acreditar, ele era muito amigo do empresário. Ele começou a ser "amigo" dele por causa dos negócios mas com o passar do tempo, Amon vai aceitando Schindler como amigo de verdade (inclusive em suas opiniões nas quais ele é muito influenciado pelo mesmo). Até mesmo no dia que Amon conheceu Schindler e o mesmo agradece Helen, o nazista o imita, agradecendo-na do mesmo jeito. Goeth tenta livrar Schindler da prisão, aceita todas as propostas dele (como você pode ver na hora em que Oskar negocia os judeus para comprá-los e assim, livrá-los de Auschwitz)... Schindler influencia tanto nas idéias de Goeth que o nazista deixa até de ser muito cruel com o passar da história.

Amon & Helen: No primeiro momento que Amon viu Helen Hirsch, ele se apaixonou pela moça. Vocês podem ver no olhar dele (que Fiennes deixou transparecer muito bem) assim que ela dá um sorriso para ele. Imediatamente ele responde seus companheiros "Ja" (sim, em alemão), que já encontrou sua empregada doméstica. Depois disso, Amon passa a conviver com a moça em sua mansão (que na opinião dele, é só uma casa). Goeth sempre a observava e Schindler havia notado isso. O empresário até conversa com a judia sobre o porquê de Amon não matá-la e a resposta dele é simples: porque Goeth gostava dela mas não queria que ninguém soubesse, inclusive não deixava Helen usar a estrela dos judeus na roupa. Amon bate nela várias vezes, a acusa de "enfeitiçá-lo" mas no final das contas, apesar de não querer transparecer, ele aposta Helen com Schindler e perde para salvar a vida dela.

Muitos se questionam se ele realmente gostava de Helen. Eu não posso afirmar nada sobre a vida real, se o real Amon gostava da real Helen mas no filme, podemos ver que sim, Amon Goeth era apaixonado por uma judia.

Características: Amon é sádico, cruel, manipulável, cínico, influenciável, curioso e ambicioso.

Dados:
Nome: Amon Leopold Goeth (Göth)
Nascimento: 11 de Dezembro de 1908, em Viena na Áustria.
Morte: 13 de Setembro de 1946, em Kraków na Polônia
Rank na SS: Hauptsturmführer



Por causa desse papel, Ralph Fiennes ganhou quase todos os prêmios do cinema, exceto o Oscar e o Globo de Ouro. Na minha opinião, foi totalmente injusto que Ralph Fiennes não tenha recebido os "maiores" prêmios da história do cinema. Ainda hoje me pergunto o porquê do Oscar e do Golden Globe Awards terem feito isso com ele. Na foto ao lado, Ralph leva seu prêmio do BAFTA.

Próximo filme: O Paciente Inglês. Personagem: Laszlo de Almásy, outro papel que deu muitos prêmios a Ralph Fiennes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário