quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Lista de Schindler (Crítica)


Lembrando que a crítica a seguir são minhas opiniões. Você pode não concordar e se concordar, por favor, não as use em outro site a não ser que peça minha permissão. Obrigada.

Crítica: Vencendor de 7 Oscars, A Lista de Schindler é realmente um filme fantástico. Na minha humilde opinião, é o melhor filme que já vi. Eu amo estudar sobre a 2ª Guerra Mundial mas não foi só por isso. Foi esse filme que mostrou o talento de Fiennes para o mundo, inclusive para mim. Eu era muito pequena na época que o filme foi lançado, portanto eu não poderia assisti-lo. Em 2005, eu assisti Harry Potter e o Cálice de Fogo e vi a atuação de Fiennes lá mas não me tornei fã do mesmo. Só fui me tornar fã dele por causa desse filme. Sim, esse filme é nota dez.

Mas como crítica, devo expressar as idéias positivas e negativas de A Lista de Schindler (se é que há alguma crítica negativa em cima desse filme) e não sobre o impacto que este causou na minha vida pessoal. Cast perfeito, cenários perfeitos (muitos deles reais como o campo de Goeth), atuações perfeitas... eu quero ver quem nesse mundo não gostou de ter assistido A Lista de Schindler. O filme é usado muitas vezes por professores, sejam eles do ensino fundamental, médio ou superior, para mostrar a realidade na época em que os nazistas dominavam a Europa. Livros de história, revistas especializadas no assunto, até mesmo teses de mestrado e doutorado tem por base esse filme. A Lista de Schindler, apesar de ter um alto teor de violência, não se deixa abalar até mesmo para aqueles que não gostam do gênero Drama.

O diretor Steven Spieberg ganhou seu primeiro Oscar como melhor diretor em 1994 por ter produzido um filme tão perfeito que parecia ser real. Até mesmo teve o cuidado de deixá-lo em preto e branco para parecer mais um documentário do que um filme. Ralph Fiennes estava tão perfeito no filme que uma das sobreviventes de Schindler, Mila Pfefferberg, tremeu ao ver Ralph em seu traje de Amon Goeth. "Ela não viu o ator, ela viu Amon Goeth", fala Spieberg para a revista TIME. Além de Fiennes, Neeson e Kingsley estavam excelentes em seus papéis.

A Lista de Schindler já é um clássico do cinema. A AFI (American Films Institute) classificou o filme em oitavo lugar entre os melhores dos EUA. Oskar Schindler, personagem de Liam Neeson, está em décimo-quarto entre os melhores mocinhos da história do cinema e Amon Goeth, personagem de Ralph Fiennes, está em décimo-quinto entre os melhores vilões. O que acho engraçado é que nenhum dos dois ganharam o Oscar e o Globo de Ouro (Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente). Uma injustiça.

O filme foi tão marcante na carreira de Fiennes que foi através dele que se tornou amigo inseparável de Liam Neeson.

Nota do Filme: 10. Assista, sendo você fã ou não de Ralph Fiennes. Você vai se apaixonar pelo filme e provavelmente, pela atuação de Fiennes e dos outros atores presentes no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário